sexta-feira, 23 de julho de 2010

OITO ESTUDOS PRÁTICOS SOBRE AS BEM-AVENTURANÇAS - Mateus 5: 1 a 12

TERCEIRA E ÚLTIMA PARTE

6- OS LIMPOS DE CORAÇÃO
“Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus” (vs. 8)

Esta frase nos leva a uma profunda auto-análise. Ela exige que todo homem examine seu coração, seus motivos, seus mais profundos pensamentos e desejos para ver se eles são puros diante de Deus. A palavra “puro”, no grego, katharos, tem vários significados que vão nos ajudar a entender o que Jesus estava dizendo:

a)Era usada para o processo de lavar roupas sujas;
b)Era usada para o processo de debulhar o trigo, separando da palha;
c)Significava um exército depurado de todo soldado covarde, descontente e incapaz;
d)Era usada para o leite não diluído com a água;
e)Era usada para o metal que não tinha nenhuma impureza.

Através destes significados, podemos entender o que diz no Salmo 24: 3-4.

O verbo não significa apenas ser limpo ou lavado, mas também não ser hipócrita, ou agir de má-fé ou com dolo. Pelo contrário, fala de singeleza de intenção, propósito e motivo, conforme Jesus fala em Mt.6: 22-23. E quando o texto nos fala sobre o coração, obviamente não está falando do órgão musculoso que bombeia o sangue de nosso corpo, mas da mente, da consciência, da alma ( Mc.7:21-23, Jr.17:9, Pv.23:7).
E o que vem a ser o “ver” a Deus? É literal? É ilustrativo? Figura de linguagem? Linguagem de acomodação? ( Aqui deixo alguns textos para reflexão e discussão).

I Co.13:12, I Jo.3:1-2, Pv.7:15, Ez.39:29, Hb.9:24.

Literal ou não, a verdade é que estaremos diante da presença de Deus, de maneira mais explícita possível! E isso já será maravilhoso para todos nós.


7- OS PACIFICADORES
“Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus”(vs.9).

O pacificador por vezes se confunde com o manso, pois ambos tentam a todo custo não incitar o comportamento violento e rude das pessoas. Tentam, ambos, evitar as guerras, as brigas, as desavenças. (Pv.16:7). Os pacificadores são aqueles que, nos momentos difíceis, agem como Jesus agiria se estivesse diante do problema ou situação. Os pacificadores são aqueles que não tem vergonha de pedir perdão, mesmo que não sejam culpados, só para ver a paz reinar. Os pacificadores são aqueles que farão de tudo ( que não vá de encontro a Palavra) para promover a reconciliação, o perdão, a paz. São aqueles que pensam bastante antes de falar. Muitos problemas não existiriam se as pessoas soubessem como falar com o seu próximo. Jesus foi o maior de todos os pacificadores, pois através do amor pelo homem Ele, em vida, demonstrou entender com precisão a humanidade, e na cruz, pelo seu sacrifício e ressurreição, deu o poder a todo aquele que crê, ser chamado de filho de Deus. Se você se considera filho de Deus, então deve demonstrar esse amor pacificador que Cristo nos deixou de exemplo.


8- OS PERSEGUIDOS
“Bem-aventurados os perseguidos, por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus”(vs.10).
Essa oitava e última bem-aventurança é diferente, pois não retrata as qualidades de uma vida feliz, mas descreve a maneira como o mundo trata o filho do reino. Implicitamente, só o fato de que ele é perseguido já demonstra que, no mínimo ele pensa, age e se comporta de maneira diferente. Seus padrões são diferentes, seus valores são diferentes, seu modo de ver o mundo, a vida, o próximo, a família, a política, os filhos, o trabalho, tudo é diferente. O mundo não está preparado para existir com pessoas mansas, pacíficas, misericordiosas, limpas de coração. Não! O mundo existe para pessoas completamente antagônicas aos preceitos de Deus.
Precisamos entender também o que era a perseguição a que Jesus se refere no texto. Pelo menos em 3 áreas o cristão era passivo de perseguição:

a) Na família;
b) Na Socieldade;
c) Nos empregos.

Isso sem contar as torturas e mortes hediondas que tinham que agüentar pelo nome de Cristo. As injúrias e calúnias que sofriam também eram terríveis (eram chamados de canibais, promotores de orgias sexuais, acusados de serem incendiários, etc).

E hoje? Quais são as perseguições/ calúnias que o crente moderno enfrenta?

Jesus foi perseguido e morto pelos líderes religiosos porque eles não suportavam a perfeição da Sua presença, pureza e bondade. Não tinham coragem para encarar a repreensão que Jesus lançava sobre eles, de sua hipocrisia, maledicência, rancor, que os deixava muito distantes de Deus. O mundo torce para que caiamos, dando motivo para nos escarnecerem. Por isso sempre irão nos perseguir. Mas que, acima de tudo, possamos nos sentir realmente bem-aventurados por seguirmos o caminho do Senhor. Não somos perfeitos, mas devemos buscar essa perfeição “inalcançável”. Não somos puros o suficiente, mas não devemos desistir de buscar essa pureza (Sl.51:10). E acima de tudo, nos lembrar que o fundamental para sermos bem aventurados, é nos lembrar que a frase-chave de todas as BAs é “negue-se a si mesmo”. E a palavra-chave é “entregar”.

Nenhum comentário: